domingo, 11 de setembro de 2011

Como tirar boas notas!

Todas sabemos como é difícil tirarmos boas notas, principalmente a partir do Secundário, assim ganhar rituais de estudo pode ser uma mais valia para aqueles que se dão muito à molenguice! O primeiro passo para o sucesso é   marcar metas/objectivos, por exemplo, o meu objectivo é entrar em Medicina e as minhas primeiras metas agora para o Secundário é tirar no primeiro período pelo menos média de 16,5 e atingir a bolsa de mérito!  Quando queremos muito uma coisa é sempre mais fácil concentrarmo-nos, por isso comecem já a pensar no que pretendem para o futuro e foquem-se nisso! Além disso quando se tira boas notas ficámos bastante orgulhosos de nós próprios, querendo ir mais além e ser melhor ainda, e isto é um bem-haja na vida de qualquer aluno, pois quando se tira uma má nota não caímos no desanimo e já programamos as medidas que nos ajudarão a melhorar! 


No momento em que realmente tenham decidido o que pretendem para o futuro, basta porem algumas dicas/truques em prática (que geralmente funcionam):

1- Não faltes às aulas, um bom aluno nunca falta às aulas, seja por respeito ao professor ( mesmo que não gosta muito da disciplina ou da própria pessoa), seja porque compreende perfeitamente que as aulas são uma mais valia no que toca a sucesso escolar, pois o professor tem a sua maneira de explicar e os seus testes irão de acordo ao que explicou e como o fez! Ainda por cima quando estás nas aulas sempre vais interiorizando alguma matéria, sendo mais fácil percebê-a e estudá-la em casa! Como tiras alguns apontamentos na hora de estudo perdes menos tempo! Tens ainda a vantagem que terás sempre alguns pontos extras por seres assíduo e pontal e garantes que não corres o risco de chumbares por faltas! ;)

2- Tira apontamentos no decorrer da aula, tira as tuas dúvidas à medida que as vais ganhando, sublinha no livro o essencial de cada matéria, memoriza as palavras chaves que o professor vai ditando, pois será sempre mais fácil perceber completamente a matéria e na vida estudantil é isso que se pretende, aprender e não decorar! Mais uma vez em casa pouparás tempo!

3- Consequentemente ao passo anterior faz os teus resumos e esquemas quando chegares a casa, depois de "escolhido" o mais importante em tantas palavras será mais fácil e não se tornará tão aborrecido! E só por vantagem quando tudo é escrito por palavras tuas é mais fácil entender a matéria! Nos dias antes do teste só precisarás de rever tudo o que já estudaste, resumiste e não ficas tão stressado nem tão cansado, afinal de contas estudar é cansativo!

4- Faz sempre o t.p.c., os professores sabem que fazê-los é uma fonte de sucesso e que nada é em vão! Ao fazê-los estarás a pôr em prática o teu saber e a trazer ao de cimo uma dúvida que nem sabias que tinhas! Para completar tudo isto, faz exercícios por vontade própria, não é por acaso que os livros vêm carregados deles! Na hora do teste não corres o risco de ficares pendurado porque não estudaste aquele tipo de exercício! Podes ainda completar o estudo com livros de apoio!

5- Assume as tuas responsabilidades é para o teu bem é para o teu futuro, logo os papás não precisam de andar sempre atrás, a ver se está tudo feito, toma iniciativas, sê autónomo, os professores muitas vezes também têm isso em conta! Se andas sempre de cabeça na lua, arranja uma agenda e toma todos os compromissos como um caso de vida ou de morte, a responsabilidade é tua e só tua!

6- Faz um horário se tens a tua vida repleta de actividades extras! Tudo pode ser feito se for gerido da melhor maneira! Atenção dá prioridade às actividades relacionadas com a escola (aulas, t.p.c's, hora de estudo,..), depois às actividades que se relacionem com o ceio da família ( jogo em grupo, ajudar as mães nas lidas domésticas,...) e por fim às actividades supérfluas ( vir à internet, ler blog's, jogar computador,...). Outra coisa, dá lugar à actividade física face às actividades supérfluas, afinal de contas, corpo são, mente sã!

7- Tem amigos e sai para relaxar, depois de uma semana carregada de testes! Ser um ratinho da biblioteca nunca ajudou ninguém, e muito menos quando essas pessoas entram no mundo real  nem sabem como agir/reagir face às necessidades do quotidiano e da sociedade em geral!

8- Por último, mas não menos importante tem uma boa alimentação e uma boa noite de sono, são imprescindíveis para que o corpo tenha forças para encarar mais um dia de sorriso no rosto! Além disso estes cuidados contribuirão para a tua boa forma física que te farão sentir melhor!


Dica que eu própria vou usar em meu favor: se não tens vontade nenhuma de estudar, medita e foca-te na importância que isso tem. Para além desta, podes sempre tentar tomar um banho relaxante que te ajudará a pôr de parte o stress e a concentrares-te melhor para a hora de estudo que se segue!

Evita quando tens que estudar: ver televisão ou ir para o computador, estes equipamentos vão estimular o teu cérebro de forma negativa, acomodando-o ao sedentarismo cerebral!



DreamwithFashion


2 comentários: